21 de agosto de 2007

Solipsismo mais um "ismo" para a colecção

Hoje venho falar um pouco duma coisa que reconheço, mas não conheço bem, apesar de já a conhecer há uns 10 anos. Uma definição tirada da wikipedia ajuda sempre, embora nem sempre correcta, "Solipsismo (do latim "solu-, «só» +ipse, «mesmo» +-ismo".) é a crença filosófica de que, além de nós, só existem as nossas experiências. O solipsismo é a consequência extrema de se acreditar que o conhecimento deve estar fundado em estados de experiência interiores e pessoais, não se conseguindo estabelecer uma relação direta entre esses estados e o conhecimento objetivo de algo para além deles.".
Acho que toda a gente lê isto, mas quase nínguem se identifica no que leu. A verdade é que temos a tendência natural, digo eu, para pensarmos que as pessoas vão ter o comportamento x ou y baseados na nossa propra vivência, ou seja, no nosso Eu sem pensarmos que afinal o nosso Eu não é o Eu dos outros. E mesmo quando esperamos que alguém retribua da forma que nós esperamos, estamos a ser solipsistas, pois não conseguimos dissociar as nossas espectativas e experiências das dos outros.
É claro que não acredito que só existem as nossas experiências, além de nós, pois era um pouco rídiculo, mas a verdade é que inconscientemente acabo por agir como se assim fosse.
No entanto... vou jantar :D

3 comentários:

J. disse...

Não gostei de ser apelidade de "gaja sem nada que fazer".

Tenho dito.

Daniel disse...

Não sei, mas apelidas-te de "falhada", parece-me dificil que "gaja sem nada que fazer" seja assim tao mau.

Tenho dito.

J. disse...

its all a metter of prespective.