16 de agosto de 2007

Robert Leroy Johnson

Bom afinal arranjei alguma paciência às 4h da matina que giro! Mas afinal quem é este tipo o Robert Johnson...? Se fosse um gajo do hip-pop já toda a gente o conheceria, a verdade é que este homem é uma das almas do blues. É considerado por muitos, incluíndo eu próprio, o "avozinho" do rock, embora contestado por muitos como é de esperar.
A única coisa que posso dizer é que ouvir este homem é tão essencial como ler a Ilíada ou a Odisseia do Homero, por forma a compreender muitas das coisas que nos são tão familiares no panorama artístico musical.
No fundo, aproveito também para tentar chamar à atenção das pessoas para a beleza do blues que está esquecido entre a gente que lhe deve mais... nomeadamente pessoal do rock, metal, jazz e tantas outras coisas que lhe retiraram inspiração para ganhar asas.
Mas a história deste homem não fica só ligada à música, também existe uma ligação ao paranormal. Diz-se que e repito diz-se que, porque tendo em conta que ele morreu com 27 anos em 1938 ninguém sabe, fez um pacto com o diabo num cruzamento (crossroad blues) e que foi assim que adquiriu todo o seu talento. Na verdade, ele tem bastantes músicas que reforçam um pouco essa ideia... cabe a cada um escolher no que acreditar :D
Aqui ficam uns quantos "vídeos" com as músicas:
Crossroad:

Walkin' Blues:


E já agora um tributo de um músico brasileiro:
http://youtube.com/watch?v=-RNGZMh3TDQ

Lista de músicas, com links para a wikipedia para os mais ... geeks:

3 comentários:

Unknown disse...

Temos um nostálgico. Menos mal...

Daniel disse...

Por um lado é verdade sou um pouco nostálgico, mas acho que quando se encontra algo com tanta alma como a música do "Mr.Johnson" é impossível, pelo menos para mim, ficar indiferente. Menos mal... :D

Anónimo disse...

Aprendi muito