14 de outubro de 2010

Frontalidade, Lack Of

Não foi algo que me tenha acontecido agora, é apenas algo que vejo que acontece de tempos a tempos com pessoas que estão/estavam na minha vida. Sim, falo de acontecimentos mais ou menos concretos, mas não vou referir nomes, como é óbvio! Porquê? Porque acho que nem as próprias pessoas se apercebem do que fazem, compreendo isso, mas não o aceito. Simplificando o enunciado acima introduzido, temos uma fonte de comunicação qualquer que é usada por dois intervenientes, a dada altura o outro interveniente deixa de responder. Como vivemos num mundo de novas tecnologias, é fácil saber se a outra pessoas está a fazer algo ou não, faz um post no blog, twiter, facebook, liga a alguém que conhecemos, uma pessoa que está ao nosso lado liga e essa pessoa atende. Argumentamos: "mas porque não respondeste, porque não disseste mais nada?", e ouvimos coisas como, "esqueci-me", "não tive tempo", "perdeu-se a mensagem", "fiquei sem bateria" (mas deu para atender a chamada, da outra pessoa), entre tantas outras coisas. Mentiras e subtrefugios, tudo isto para evitar dizerem, "não quis", "não me apeteceu", será que é assim tão complicado revelar o que vai na alma? Preferem fazer de conta? Além de revelar cobardia, revela falta de respeito pela outra pessoa, mostra que dão mais valor a coisas e redes sociais que às pessoas que dizem ser amigos. Mais facilmente perguntam no facebook se alguém quer fazer algo, do que ligam aos amigos para o combinar, sim é mais barato, mas não é por isso que o fazem. Quantas vezes ouvi desculpas que não queriam mais dizer que: "não estava para ai virado", acham mesmo que isso não se nota? É estúpido dizê-lo, mas acreditar que ao dizê-lo estam a ser bons para a outra pessoa é estúpido^2! Quem me conhece, sabe que muitas vezes me vão contar algo e eu digo, sim já sei é isto e aquilo... "mas como sabes?" Foste tu que me disseste sem te aperceberes, no entanto, ainda insistem em dar desculpas, mesmo tendo a noção que eu vejo através delas... Cada vez mais ponho essas pessoas de parte na minha vida, mentiras, verdades enfeitadas, não tenho paciência para isso! "Trai-te mas ao menos disse-te", pois disseste, mas isso é o mínimo que um ser humano devia fazer, podias é nem sequer o ter feito!? Como digo compreendo, mas não sou de longe obrigado a aceitar todas as atitudes só porque, ao menos isto ou aquilo. "Era o mínimo que podia fazer", então e o máximo? É para os outros? "Só te queria proteger!" Mentir é proteger? Esta é sempre engraçada, realmente podemos "mentir" a alguém e estar a protege-la, mas isso é para situações especificas e não para o uso indiscriminado como é usado hoje em dia. É usado nas relações, nas amizades, na família, para que as coisas funcionem quando fazemos merda, que tal limpar em vez de mandar para debaixo do tapete!? Parem de ser "enfermeiras" ou "médicos" que fingem administrar a eutanásia para bem dos outros e assumam de uma vez por todas que o fazem por vocês, pela vossa imagem, pelo vosso egoísmo dissimulado! Alguma vez se deram ao trabalho de saber o que o outro lado quer ouvir? Claro que não... Decidir pelos outros é que está a dar, somos todos políticos... Pela falta de dinheiro na minha conta devemos ser do parlamento Sueco, mas com funções portuguesas!

4 comentários:

nuno.viaes disse...

Concordo a 100 % com aquilo que referes neste post. Não me alongo mais em acrescentar algo, porque já disseste tudo o que havia para dizer em relação às atitudes das pessoas na nossa chamada sociedade moderna e evoluída (bullshit).
Quem me conhece sabe que sou um apreciador da frontalidade custe o que custar e a quem custar e até mesmo que me custe a mim. Se tiver que sofrer por algo que fiz que sofra (que é bem feito).
Ainda bem que tenho amigos que realmente sabem ser frontais e dizem o que tem para dizer quando têm que o dizer sem problemas de o fazer.
Se isso não fosse assim...nem sei onde este mundo ia parar...Um bem haja
Como não sou grande fã de blogs (ou escrever neles) não me alongo mais. No entanto, é um bom assunto para se falar à mesa/ou em pé com uns bons copos de moscatel xD

Su disse...

É tudo o q penso e sinto. Está muito bom. Besos

jmachacaz disse...

como me revejo nele, para o bom e para o pior, concordo.
quero acrescentar que o verdadeiramente preocupante é quando já não existe razão em nenhum dos lados.

no entanto, permita-me que seja acrescentado... Às vezes olhamos tanto para os outros que nos esquecemos de olhar para um espelho e aqui falo por experiência própria .

Mel disse...

Já viste o filme "The invention of lying"? Se o vires de forma mais profunda que o comum dos mortais vais tirar uma série de conclusões muito giras...

http://www.imdb.com/video/imdb/vi2028667417/