7 de setembro de 2007

Existencialismo...?


Bem o objectivo era tentar explicar e falar sobre existencialismo... Mas não tenho paciência para deambulamentos, então resolvi apenas agarrar num livrito e citar umas frases:
"há pelos menos um ser no qual a existência precede a essência, um ser que existe antes de poder ser definido por um conceito, ou, como diz Heidegger, a «realidade humana»."
Se acham que isto é pouco esclarecedor ou que levanta algumas questões é verdade, a primeira vêm da definição de existência. Existência pode ser o existir, o ser existente, como defende Sartre, ou o "estar-fora-de-si", o "ser aí", manifestar-se como define Heidegger. Aparece-nos logo aqui a primeira barreira, que choca com a definição de "essência" o manifestar-se.
Heidegger defende que na existência implica-se a sua essência, porque é nesse "estar fora" que constituí o que o define, vamos a ver se entendemos isto bem: a existência, o estar fora de mim, precede a essência, a minha manifestação. Sendo assim, existo antes de ser ou o homem realiza-se realizando-se no próprio acto de realização!?
Já é o suficiente para nos levar a reflectir... As citações são do livro "O existencialismo é um humanismo" do Jean-Paul Sartre e do Vergílio Ferreira.
Outra coisa a ter em mente é que o existencialismo é uma coisa pessoal e privada, não fica bem a ninguém dizer eu sou existencialista, um pouco ridículo a meu ver. O que nos leva a pensar é o gosto de investigar e questionar... não é um manifesto político, nem uma doutrina.

Sem comentários: